» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Uneal transforma sertão em palco de ciência e cultura
12/12/2011 - 12h43m

Uneal transforma sertão em palco de ciência e cultura

Começa nesta terça, 13, o I Enccult com show da banda Palhaço Paranóide

Uneal transforma sertão em palco de ciência e cultura

Clau Soares

O sertão de Alagoas vai virar um mar de cultura a partir desta terça-feira, 13. A tsunami está sendo promovida pelo Campus II da Universidade Estadual de Alagoas, em Santana do Ipanema, onde será realizada a primeira edição do Encontro Científico-Cultural da Uneal, o I Enccult. Serão três dias de muitas atividades, com oficinas, trabalhos científicos e apresentações culturais.

Com a proposta de aproximar ciência e arte, o Enccult apresenta atrações gratuitas para comunidade acadêmica e também para a sociedade. “Nossa meta é buscar a consolidação da ciência e da cultura em Alagoas e também aproximar a Uneal da sociedade, por meio de atividades científicas e culturais”, destacou o diretor do Campus II, professor José Crisólogo Sales.

Na terça-feira, 13, a abertura acontece, às 14h, seguida de apresentação de trabalhos, oficina de bateria e aula expositiva de pintura acadêmica, com Ernandes Barbosa, cuja formação inclui grandes nomes, a exemplo de Alexandre Reider e Ronaldo Bonner. Os trabalhos de Ernandes Barbosa podem ser conferidos no blog: http://arternandes.blogspot.com/.

No final da tarde, às 17h, a banda de Fanfarra do Município de Pão de Açúcar exala música, na Praça Dr. Adelson Isac de Miranda, e volta a se apresentar, às 19h, na sede do Campus II. À noite, porém, estará apenas começando, pois em seguida se apresentam o Pastoril da Melhor Idade de Santana do Ipanema e a banda Acesso Absoluto. A grande atração da noite é o show da banda Palhaço Paranóide, a partir das 22h. “Falta pouquinho pra sentir a energia do público de Santana do Ipanema”, anunciou a banda no Twitter (@palhacoparanoid).

Na quarta-feira, 14, as atividades serão retomadas com as oficinas Normas da ABNT; Fotografia da Natureza; Coral; Guitarra e Pintura Acadêmica, a partir das 14h. A banda de Fanfarra CEMA de Major Isidoro retoma as apresentações culturais, às 17h, na Praça Adelson Isac e, abre a noite, às 19h, para o famoso Harmonial Piranhense,do Maestro Egídio, Clássicos do Sertão – apresentação dos alunos da UNEAL; Show com Grupo Jazz e Blues Academia de Música e ainda desfile de Moda Mandacaru.

No último dia do Enccult, quinta-feira, 15, as atividades começam mais cedo: às 8h, com oficinas de Plantas Medicinais; Dança Contemporânea; Plantas tóxicas para animais; Biologia Reprodutiva de Angiospermas (IFAL-UFV) e Pintura Acadêmica. Os trabalhos se estendem com a continuação dos trabalhos da manhã, e com a oficina Como Trabalhar com o Microsoft Office.

Durante a noite, o evento será encerrado com apresentação dos resultados das oficinas, Orquestra Filarmônia Mestre Elísio – Piranhas/AL; Grupo de Xaxado, de Major Isidoro/AL; Artistas da Terra – Aboios e Toadas com Chiquinho e Albertino e show com a Banda Emoções, da cidade de Pão de Açúcar.

O evento conta com o apoio da Universidade Estadual de Alagoas, das prefeituras de Santana do Ipanema, de Piranhas, de Pão de Açúcar, de Major Isidoro, além da parceria com os artistas - que não cobraram cachê, professores, oficineiros e estudantes.

Os interessados podem fazer a inscrição pelo e-mail enccultuneal@yahoo.com.br ou na secretaria do Campus II, em Santana do Ipanema. Mais informações pelos telefones: 3621-3749 e 8833-4280.