» Página Inicial Sala de Imprensa Notícias Vagas para o Pré-Uneal do Campus I são preenchidas no primeiro dia de inscrições
02/03/2012 - 09h27m

Durante toda a madrugada, centenas de pessoas aglomeraram-se em frente à Uneal para tentar uma vaga.

Maria Aparecida da Silva Vitor quer ser administradora pública. Ela tem 17 anos e está cursando o terceiro ano do ensino médio na Escola Manoel Lúcio, em Arapiraca.  Nesta quinta-feira, 1º de março, a jovem sentiu que seu sonho está mais próximo: ela foi a primeira da fila de inscrições para o Pré-Uneal, programa pré-vestibular ofertado gratuitamente pela Universidade Estadual de Alagoas, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, a estudantes que concluíram ou estão concluindo o ensino médio em escolas públicas. “Estou muito feliz. Queria muito fazer o Pré-Uneal”, resumiu sua alegria.

A partir das 22h da quarta-feira, 29, o pai da Maria Aparecida da Silva já estava na fila. Durante toda a madrugada, mais candidatos continuaram chegando. Às 8h da manhã, hora marcada para o início das inscrições, centenas de pessoas aglomeravam-se em frente ao portão. As 200 fichas foram distribuídas em menos de 20 minutos.

Este ano, estão sendo ofertadas 200 vagas para o Campus I, em Arapiraca. As turmas do cursinho, com 100 alunos cada, funcionarão pela manhã e tarde. As inscrições, previstas para ocorrer nos dias 1º e 02 de março, foram concluídas no primeiro dia. “Se completar hoje, não haverá inscrições amanhã”, informou a coordenadora do Pré-Uneal, professora Maria José Houly Almeida, assim que os portões abriram.  As inscrições para cadastro de reserva, no entanto, prosseguem até esta sexta-feira, 02.

Mais sobre o programa: Desde 2007, o Pré-Uneal tem contribuído para democratização do ensino superior, integrando a universidade com as escolas públicas. A meta é fazer com que alunos e professores da Uneal aprendam a buscar e levar cidadania às pessoas, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes e para uma sociedade igualitária e democrática.