Linha do tempo De 1970 a 2014
1970 – Criação da Fundação Educacional do Agreste Alagoano (FUNEC), por meio da Lei Municipal nº 719/70.
1971 – Autorização de funcionamento dos cursos de formação de professores em Letras, Estudos Sociais e Ciências.
1971 - Surge a Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (FFPA).
1978 – Doação do prédio da Escola Estadual Costa Rêgo à Funec. Hoje, onde funcionam a Reitoria e o Campus I.
1985 – Autorizadas as licenciaturas plenas em Letras, Estudos Sociais, e em Ciências, com habilitação em Biologia, Física, Matemática e Química, pela Portaria Ministerial nº 145/1985.
1990 – A Funec é estatizada pela Lei Estadual nº 5.119/1990.
1992 - Cria-se a Escola Superior de Administração e Negócios do Agreste (ESAG), com o curso de Administração de Negócios.
1993 – Extinção do Curso de Estudos Sociais e criação, em seu lugar, das licenciaturas plenas em História e Geografia.
1994 – Criação da Escola Superior de Ciências Humanas Físicas e Biológicas do Sertão (ESSER), com os Cursos de Pedagogia e Zootecnia.
1994 - Criação da Escola Superior de Ciências Humanas e Econômicas de Palmeira dos Índios (ESPI), através da Lei N.º 5.606, de 26 de janeiro, com os cursos de Letras, Estudos Sociais e Ciências, com habilitações em Biologia, Química e Matemática.
1995 – É emitida a autorização de funcionamento do curso de Pedagogia à Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (FFPA).
1995 - Recebe o nome Fundação Universidade Estadual de Alagoas (Funesa), por meio da Lei Estadual 5.762/1995.
1998 – ESAG torna-se Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Jurídicas e Sociais do Estado de Alagoas (Fajeal), através da Lei Estadual n° 6.086/98.
1998 – Autorização de funcionamento de duas extensões da FFPA: uma em União dos Palmares e outra em São Miguel dos Campos.
2006 – Reestruturação da instituição em Universidade Estadual de Alagoas, pela lei 6.785/2006.
2006 – Criação da Extensão da Uneal em Maceió, com o curso Administração Pública.
2010 – Eleições diretas para reitor e vice-reitor. Jairo Campos e Clébio Correia são eleitos.
2014 – Eleições diretas para reitor e vice-reitor. Jairo Campos e Clébio Correia são reeleitos para um segundo mandato.



